26 de fev. de 2008

Aula 4

Padrões GRASP:

Cada padrão descreve um problema que ocorre freqüentemente e então descreve o cerne da solução ao problema de forma a poder reusar a solução milhares de vezes em situações diferentes".
Os padrões de projeto visam facilitar a reutilização de soluções de desenho - isto é, soluções na fase de projeto do software, sem considerar reutilização de código.

As responsabilidades estão relacionadas às obrigações de um objeto em termos do seu comportamento.
Elas são de dois tipos: Conhecer e Fazer

As responsabilidades de fazer de um objeto incluem:
- Fazer algo ele próprio
- Iniciar ações em outros objetos
- Controlar e coordenar atividades em outros objetos

As responsabilidades do conhecer de um objeto incluem:
- Conhecer dados privados encapsulados
- Conhecer objetos relacionados
- Conhecer coisas que ele pode derivar ou calcular.

Granularidade tem a ver com o nível de detalhamento do comportamento de um objeto que é exposto. Quão mais bem detalhado é o comportamento do seu objeto é exposto, mais fina é sua granularidade.

Nenhum comentário: