12 de mar. de 2008

Aula 6 e 7

Padrões GRASP:

Especialista na Informação
Criador
Coesão
Acoplamento fraco
Controlador

Responsabilidade:Os métodos são criados para satisfazer suas responsabilidades.
Para orientar as escolhas sobre atribuições, que são refletidas em mensagens enviadas, existem padrões.

Padrão Especialista:

Problema: Qual é o princípio geral para a atribuição de responsabilidades aos objetos?

Solução: Atribua a responsabilidade ao especialista: a classe que tem as informações necessárias para assumir a responsabilidade.

O principal objetivo dos padrões de projeto de software é a atribuição de responsabilidades, e o padrão especialista como o próprio nome já diz, é aquele responsável por atribuir responsabilidade à classe que tem informação necessária para suprir aquela responsabilidade.
É o padrão mais usado de todos, a informação necessária para uma determinada classe geralmente está espalhada entre várias classes, e através deste padrão é possível descobrir esta informação, bem como no mesmo caminho feito para esta descoberta, conhecer outros “expert information” de outras classes que estão relacionadas entre si.

Nenhum comentário: